Próxima Exposição

Originally posted 2007-05-15 17:40:59.

ConviteTexto retirado do catálogo da exposição:

“Temos de deitar fora a camera, não passa de uma ferramenta que nos diz que o mundo existe, e o que ela nos mostra é quase sempre menos interessante do que o que realmente se passa.”
Peter Greenaway

A pintura clássica morreu no dia em que a fotografia nasceu, assim como o cinema se finou no dia em que o controle remoto foi introduzido nas nossas casas.
A fotografia não ficou a salvo desta sorte, já que muito provavelmente morreu em data incerta durante a década de noventa do século passado,
quando a utilização dos computadores se começou a vulgarizar, e se desenvolveram as suas capacidades de alterar tudo o que é passível de se transformar em linguagem binária.
Em qualquer destes meios de expressão, a maioria dos praticantes continuou a fazer o que sabia como se nada tivesse mudado, e não há nada de errado nisso.
No entanto, a partir do momento em que é possível utilizar vários meios de expressão artística e produzir um resultado final que não podemos classificar facilmente, houve artistas que começaram a pensar que podia ser muito estimulante trabalhar dessa forma. A partir dessa altura começámos a ter dificuldade em encaixar os artistas numa gaveta com uma etiqueta simples e segura.
Foram inventadas novas etiquetas, mas como acontece sempre, não chegaram para todos.
Os artistas fora da gaveta podem escolher entre querer entrar para uma, ou ficar de fora e preocuparem-se apenas com as suas criações, porque independentemente da técnica usada, o que conta é o resultado final.

Mário Filipe Pires
Fotógrafo e formador de fotografia
http://retorta.net

9 thoughts on “Próxima Exposição

  1. Gosto sempre de ser surpreendida,pela margem de imprevisibilidade do ser humano; neste caso através do admirável mundo das artes.

    Estarei presente com o maior prazer.

  2. Quando puderes dá-me um toque…
    às vezes posso querer falar contigo sem ser por net… Abraço – CM

    Os gajos da Heavy Rock foram impecs…

  3. Olha arranja uma foto tua com shirt de Motorhead e rabisca aí umas linhas porque gostas da banda… é para meter no blog…
    Já te inscreves-te no forum?
    Abraço – CM

  4. Peço desculpa por estar a desafiar-te para uma cena no dia da expo… nem tinha reparado na data… sorry!
    Senão der para ires no problem…
    abraxas – CM

  5. MAIS UMA VEZ, PARABENS PELA TUA LUTA, PELA FOTOGRAFIA. ESPERO QUE O CONVITE CHEGUE AS MINHAS MÃOS, SERÁ? ASSIM ESPERO. PARA PODER DE NOVO TER O PRAZER DE ESTAR POR PERTO, NESSA TUA EXPOSIÇÃO. FICO FELIZ.
    JF

  6. Não calculas como fico feliz por poder estar presente desta vez. Anseio por estar a teu lado na noite da inauguração.
    Beijos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.