O soldado, o fotógrafo e a morte

Originally posted 2015-02-04 00:16:01.

Novas imagens dissipam dúvidas sobre a autenticidade da famosa foto de Frank Capa.

Enquanto simples admirador da fotografia, esta imagem de Capa sempre foi para mim um tremendo murro no estômago, por se tratar de um momento único e tragicamente funesto. A morte em directo, num tempo em que as televisões ainda não nos despejavam casa adentro o que de mais lúgubre e de besta tem o ser humano.
Enquanto estudante de fotografia e praticante da arte, também tive oportunidade de discutir a problemática ou a dicotomia entre fotógrafo e ser humano, que no caso, aliás, não se coloca, a não ser que capa tivesse, para salvar a vida de Federico Borrel colocado de lado a máquina fotográfica e levado ele próprio com o balázio do franco atirador marroquino. Como não o fez, prestou um serviço à humanidade trazendo para a ribalta como se pode morrer numa qualquer colina quando a racionalidade dos homens é colocada numa gaveta.
Também a identidade do falecido foi ciclicamente posta em causa. Afinal quem é este homem e qual a sua verdadeira identidade?
O documentário La Sombra del Iceberg, rodado por Hugo Doménech y Raúl M. Riebenbauer, demonstra através de documentos e testemunhos que a identidade deste soldado não era afinal um dado tão certo quanto se queria fazer crer.
O melhor, contudo, é lerem o que “El Pays” escreveu sobre esta questão AQUI e vejam se tiram algumas conclusões.

0 thoughts on “O soldado, o fotógrafo e a morte

  1. Oi…
    Portugal já é corriqueiro que agora resolves explorar outros países, como nossos “hermanos espanhois”. bom fico contente que não tenhas deitado fora o que a realidade nos vai escondendo.
    Parabens
    bjs
    Jufaria

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.