March of Metal Fest II

Originally posted 2014-02-23 19:51:38.

cartazATTICK DEMONS + MINDFEEDER + SHIVAN + THE 7TH CIRCLE + CASTLE MOUNTAIN, In Live Caffé, Moita, 30.11.2008

No passado dia 30 de Novembro teve lugar a 2ª edição do MoM, March of Metal Fest, um mini festival dedicado à divulgação de bandas de Heavy Metal nacionais, organizado pelo vocalista dos MINDFEEDER, Léo, que merece uma chapelada pelo trabalho “pró bono” que desenvolve em favor da causa. Um trabalho de meses, fruto do amor à camisola, como sói dizer-se, “in casu”, o amor ao Metal de cariz, diríamos, clássico. Além de constituir uma óptima oportunidade para a difusão do Heavy Metal português, é uma excelente ocasião para ver e ouvir em palco, as melhores bandas do Metal português, que assim se vai afirmando, clamando direito não só à existência, mas também à sua consolidação como forma de expressão musical a que muitos dão, e bem, ouvidos e que apoiam incondicionalmente, cada um à sua maneira. O MoM é a prova evidente de que o Heavy Metal está vivo em Portugal e que não fica a dever nada ao que se faz na estranja. Além do mais, é uma pedrada na charco da normalização e formatação dos ouvidos dos portugueses, que passam muito tempo agarrados às estações de rádio, mais ou menos dominadas pelas editoras, que apenas conhecem, ao que parece, os Kaiser Chiefs e outras tantas bandas que tentam a todo o custo reinventar a Pop. Fuck That!

Isto por um lado. Por outro, o MoM permite a todos os apaixonados do Metal ter uma noção aproximada do que por cá se vai fazendo e aquilatar da qualidade do produto. Por favor, não discutamos o termo “qualidade”. O que é importante é alargar horizontes e chamar à comunidade o maior número de criaturas, que se pelam por um bom “riff” e sadios solos de guitarra. É verdade, há ainda muita gente que usa a guitarra eléctrica para fazer música e que gosta de a tocar, portanto. Sem paixão nada se cria, nem nada se transforma. E todos os executantes presentes no MoM demonstraram aos que estiveram no “In Live Caffé”, na Moita, que a chama está bem viva e que há lenha suficiente para a manter dessa forma durante muito tempo.

Depois de alterações de cartaz motivadas por impossibilidades de última hora de algumas bandas o figurino do festival foi este, pela ordem como actuaram:

• CASTLE MOUNTAIN

• THE 7TH CIRCLE

• SHIVAN

• MINDFEEDER

• ATTICK DEMONS.

Sem querer meter a foice em seara alheia, essa seara tão mal ceifada dos críticos musicais, considero que o som das bandas é excelente, sobretudo, CASTLE MOUNTAIN, MINDFEEDER e ATTICK DEMONS. Os SHIVAN são também uma referência e os 7TH CIRCLE, mostraram boas aptidões, mas, a mim, pareceram-me pouco a vontade. Opinião cá do “je”. Cada um tem a sua…

Estive lá mais uma vez para fazer as honras de “Fotógrafo Oficial”, a convite do Léo, o que, devo dizer, muito me honra. Só espero corresponder às expectativas, ainda por cima com o material a dar de si (parece estar na altura de adquirir um novo flash, o que não me agrada nada. O tempo é de vacas magras). Mas, quem não tem cão caça com gato, foi o que fiz… A ver vamos se o gato fez bem o papel de cão. Os que me conhecem sabem que para mim a fotografia é um “pintar à máquina (fotográfica)”, por isso não esperem ver tudo muito direitinho e os moços todos muito bem lavadinhos. Não é que não o sejam, mas a fotografia, a meu modesto ver, neste caso, é obrigada a transmitir a luz, o movimento e um cheirinho do som que iam pelo palco. Desculpem os puristas!!! As fotos ficam como testemunho do que a vontade dos Homens pode fazer, quando se ama verdadeiramente.

Por fim, parafraseando um enorme Bluesman (HOUND DOG TAYLOR) e adaptando o que ele disse à fotografia que faço, vocês hão-de um dia dizer: “He couldn’t photograph shit, but he sure made it look good!

See you soon!

clicar no cartaz para ver as fotos…

5 thoughts on “March of Metal Fest II

  1. Mai nada… já me posso reformar…
    Controla lá… seara é com S
    Fizes-te falta ontem… mas mesmo assim ganhei outro contracto de 12 meses…
    DEUS É GRANDE – cm

  2. Infelizmente por motivos de saúde a minha banda, C Y C L E S, não pode estar presente o que foi uma infelicidade enorme para nós e acredito que para o Fest também!
    Mas felizmente que o Léo e a Organização do MoM resolveram avançar com o Fest mesmo contra as várias adversidades que surgiram!
    Não estive presente, mas pelas críticas que tenho lido o concerto foi excelente! Fico feliz por isso!
    Relativamente a este artigo em particular, escrito e descrito pelo grande Arlindo, só tinha que fazer um comentário, ao ler as suas palavras! Elas demonstram emoção e acima de tudo demonstram que ainda existem pessoas com um enorme bom gosto em participar, em apoiar e em mostrar às pessoas como as coisas aconteceram e nada melhor do que que fazê-lo também com os seus clics!
    Grandes fotos e grande abraço!

  3. O que posso eu dizer? Pelas tuas fantásticas palavras, pelo teu apoio e pela tua amizade, pelas tuas obras de arte. Muito obrigado.
    O que tu fazes é muito mais do que fotografia é arte viva é fotografia com movimento e luz e som! Enquanto eu puder e tu quiseres o MoM tem sempre Arlindo Pinto como fotografo oficial!
    As fotos deste MoM atrevo-me a dizer que ainda me surpreenderam mais do que o anterior.

    Um Grande abraço de amizade e admiração a um artista e amigo!

    Léo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.