Alegoria do Inferno@Amadora

Originally posted 2011-09-06 11:14:50.

INFERNO NA AMADORA

Vai estar patente entre 09 e 30 de setembro a exposição de fotografia “Alegoria do Inferno”. O local é a Biblioteca José Régio, situada na Avenida Dom Nuno Álvares Pereira 8 B, Amadora.
Inaugura dia 09 de setembro, pelas 18h00 e estão todos convidados a aparecer. O horário de visita é entre as 9h30 e as 13h00 e as 14h00 e as 17h30, nos dias úteis. Clicar na imagem para descarregar o catálogo.
Cartaz

Sinopse

 

Uma alegoria é aquilo que representa uma coisa para dar a ideia de outra através de uma ilação moral.
A “Alegoria do Inferno” representa o céu para dar a ideia do inferno. Contudo, a ilação moral é substituída pelo olhar da câmara fotográfica. Este, em conjunto com a “câmara escura” permite transformar o branco de nuvens num céu azul, no vermelho e negro do inferno. Consente, deste modo, no mesmo suporte, a coexistência de duas realidades dissonantes: o Céu e o Inferno.
Esteticamente é um desafio de descoberta de formas que podem representar demónios, criaturas malévolas, almas ardendo em chamas e bestas medonhas.
É também dissonante da fotografia convencial, na qual o autor não se revê, apesar de se permitir a sua prática ocasional.
A “Alegoria do Inferno” é, acima de tudo, um momento de reflexão sobre o nosso estado de humanos vivendo o céu e o inferno dos seus dias, em simultâneo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.