A maior tela do mundo

Originally posted 2015-02-04 00:12:19.

A Amadora é sempre recordada nos média, pelas piores razões. Mesmo que algo de grave se tenha passado num outro local do nosso querido recanto, sempre há-de vir à tona a Amadora, ainda que o assunto nada com ela tenha a ver.
Apesar de tudo isso a Amadora, que é uma cidade multicultural, tem outros pontos de interesse, mas que não fazem as parangonas dos jornais, porque se trata de matérias que não envolvem, armas, sangue, facadas, tiros, corrupção ou o que quer que seja que faz vender papel.
No passado dia 15 a Amadora, graças ao esforço de toda a sua população e aos dinamizadores do evento, a Câmara Municipal e o Circulo Artur Bual, entrou para o livro dos recordes, o Guiness Book, por ter produzido a maior tela do mundo, com 4 km de extensão. O evento colheu o patrocínio de diversos agentes económicos que viram nele, e bem, uma possibilidade mais de estarem ao lado da cultura e promoverem os seus produtos. Só assim foi possível reunir quatro mil metros de tela, seis toneladas de tinta, cinco mil trinchas, dois mil baldes de plástico, dez mil ilhóses e trinta mil litros de água. É que, mau grado as vozes da ignorância e do alarmismo, a Amadora continua a ter a capacidade de reunir e promover nomes grandes e menos conhecidos no domínio das artes plásticas, como talvez nenhuma outra cidade o faça. Infelizmente, isso, como já disse não faz as “gordas” dos jornais, nem as “bombas” de abertura dos telejornais.
O caso é que nos espaços municipais têm exposto os maiores nomes das artes plásticas nacionais e estrangeiros.
É notável que, apesar dos inúmeros problemas urbanísticos e sociais, herdados de Lisboa, Oeiras, Sintra e Loures, e das enormes somas de dinheiro necessárias para os eliminar, a Amadora continue a ser um espaço de cultura, desde o livro, à pintura, passando pela musica ou pelo Ballet.
Como se sabe, a Amadora foi criada com as franjas dos municípios que a rodeiam e que, ao longo de muitos anos, por se situarem longe do centro dos burgos, foram esquecidas. Só isso justifica, p. ex., a Brandoa. No entanto, a cidade tem sabido dignificar esses espaços e promover o bem-estar dos seus habitantes. É por esse motivo que os detractores da cidade só podem ser cegos, ou na melhor das hipóteses, de enorme miopia. Mas, em questões desta natureza, tudo é muito pouco, mas é também por isso que o pouco é muito!
Daqui vai uma chapelada para quem esteve no evento e ajudou a colocar nos anais da história dos recordes a Amadora, incluindo os que vieram de outros locais do país.
Fotos do evento na Galeria, sim, porque eu também lá estive.

3 thoughts on “A maior tela do mundo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.