A Flock of Seagulls na Aula Magna

Originally posted 2015-02-04 00:14:56.

Banda dos 80 estreia-se em Lisboa

A Flock of SeagullsA Flock of Seagulls é uma banda New Wave britânica formada em Liverpool, Inglaterra, em 1980 por Mike Score, o seu irmão Ali Score e os amigos Frank Maudsley e Paul Reynolds. São sobretudo conhecidos pelo tema “I Ran (So Far Away) ”, contido no álbum de estreia, lançado em 1982. Era algo que agora me apetecia fazer: correr para bem longe deste país de não sei o quê!
Com vários milhões de discos vendidos e um Grammy de Best Rock Instrumental Performance, conquistado em 1983, A Flock of Seagulls chegaram a Lisboa com uma formação composta por Mike Score (voz e teclados), Joe Rodriguez (guitarra), Robbie Hanson (viola-baixo) e Albert Cruz (bateria).
A Aula Magna não encheu. Afinal havia outra: a Suzanne Veja atuava à mesma hora e no mesmo dia, no Hard Rock Café. Mais um bocadinho e atuava na Aula Magna. Sei lá, nas traseiras…No meu tempo quando havia um concerto era uma festa. Agora, no meu tempo, até há mais do que um por dia. Lá diz o povo e com razão: “Não há fome que não dê em fartura!” Por isso, ainda acredito que vamos todos ser muito ricos aqui em Portugal.
Bom, mas regressemos à Aula Magna. Não estando cheia estava bem composta e com gente de todas as idades. É engraçado como a música une as pessoas. Pais e filhos até!
Os Seagulls apresentaram-se em Lisboa com um Mike Score por quem os anos já passaram e que em vez de ter o penteado para a frente, tem-no para trás. Adaptou-se. Vá lá, não pôs um capachinho. Ainda hoje vi um senhor no restaurante, que tinha um quase cor de laranja na cabeça. Parecia mais uma rata morta. Mas estava bem. Estava preso na moleirinha com uma mola que se via e estava meio para frente, porventura por a criatura estar meia inclinada sobre o prato. Acho que era um capachinho com dois movimentos: para a frente e para trás. O movimento para a frente é ótimo quando se conduz de fronte para o sol. O inverso é excelente quando caminhamos no deserto. Por exemplo, no Alentejo.
Se o Mike Score usasse um capachinho eu gostava dele na mesma. Mas optou por um longo e atual rabo de cavalo à “chavalo”. Boa, Mike!
A Remember Minds que trouxe a Portugal os Seagulls devia ter mandado retirar as cadeiras da sala: a malta preferiu estar de pé e dançar enquanto acompanhava as letras das canções. Boa, Malta!
Claro que do alinhamento fizeram parte temas como “Wishing (If I Had a Photograph of You)”, “The More You Live, The More You Love” e “I Ran (So Far Away)”. Desta até fiz um videozito, mas como estou sempre junto dos “speakers” os baixos estão todos rebentados… tipo bomba. Mas depois eu mostro…
Bom, para já ficam as fotos. Cliquem na imagem!
– A preto e branco, Mike?
– Sim pá. No meu tempo não havia cores! Mas há umas mais modernas também.
– Ah, fixe!
PS: agradecimentos à Remember Minds, em especial ao António Gil, pelas facilidades concedidas.

2 thoughts on “A Flock of Seagulls na Aula Magna

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.