Bio & Statement

Biografia

arlindo_pinto_retrato

Nasci orgulhosamente beirão em fevereiro de 1962.
Devia ter 7 anos quando alguém, que não recordo, me ofereceu o que sei hoje ser uma câmara fotográfica bireflex. Foi um brinquedo! Gostava de ver as imagens invertidas do que me rodeava através do visor. Freud explicaria isso muito melhor do que eu, mas poderá ter ficado ali, latente, um particular interesse pela imagem gerada pela “máquina de tirar fotografias”.
Aos 16 anos instalei-me em Lisboa.
Na procura de sustento futuro, licenciei-me em Direito em 1986.
Em 2004 concluí o Curso Profissional de Fotografia.
Atualmente faço parte do Circulo Artístico e Cultural Artur Bual, onde dou formação em fotografia. Sou dinamizador, juntamente com outros fotógrafos, do Photobook Club Lisboa e participo em eventos onde me pedem para falar sobre o meu trabalho.
Faço parte do The Portfolio Project uma plataforma educacional, coordenada por Susana Paiva, onde desenvolvo alguns dos meus projetos fotográficos.
Atualmente continuo ligado ao Direito, mas a fotografia é um caso sério de dedicação, estudo e construção na e da minha vida. Continuo a fotografar e a mostrar o meu trabalho, sempre que sinto que tenho algo a dizer, aqui no meu sitio de Internet e onde quer que me abram a porta porque o discurso faça sentido.

Artist Statement

A minha fotografia tem um insistente foco no homem enquanto ser multifacetado, espiritual e relacional, mas também vitima de si próprio. O resultado do que faço é visceralmente alicerçado nas minhas crenças e convicções às quais as imagens dão vida. A fotografia é uma forma de discursar sobre os assuntos que me preocupam, aos quais quero dar voz e em torno dos quais pretendo gerar debates, verbalizados ou interiores, junto dos que vêem as imagens.

Publicações|Exposições

Books & Zines:
2017 “Hope”
2107 “sonhando versos e sorrindo em itálico”
2016 “Alegoria do Inferno”
2016 “Everything Is Not”
2015 “Ausências”
2015 “Space 3”
2015 “Zemrude”
2013 “Take My Body”

Exposições:
Participação em diversas exposições coletivas e individuais em Portugal e  Espanha.