Projeto “i” Livro de Artista

 


Projeto “i” Livro de Artista

Title: “i” (Project “i”)
Author: Arlindo Pinto
Graphic design and concept: Arlindo Pinto
Translation: Magda Fernandes
Edited by: The Author
64 pages
Inaset Laser Plus Paper
33,5 x 30,5 cm
November 2018
Edition: 9 copies + 1 HC
Wood cover
Handmade
Price: €80 + shipping

O projeto “i” nasceu no âmbito da Escola Informal de Fotografia em 2017, sob a orientação de Susana Paiva, tendo como pano de fundo o “Elogio da Sombra” de Junichiro Tanizaki e o universo japonês Wabi-Sabi, de Leonard Koren, “Wabi-Sabi for Artists, Designers, Poets & Philosophers”, caldeado com a abordagem “out of the box” de Paula Roush no Workshop Page Turner de novembro de 2017.
Além da penumbra tão cara a Tanizaki, o grosso das imagens iniciais revelava contrastes muito acentuados e sombras muito profundas. Apesar de evocarem a importância da obscuridade no modo de vida tradicional japonês, em si mesmas consideradas não satisfaziam os conceitos de transitoriedade, imperfeição, impermanência e incompletude, a que a beleza das coisas está submetida. Isso iria requerer um processo criativo assente a montante num erro/acaso, que se usou como formula de experimentação para a criação final das imagens, todas elas únicas e irrepetíveis. Imagens de paciência, construidas pacientemente, para observadores pacientes. Obedeceram a um processo de impressão doméstica a preto e branco, no verso de papel fotográfico, terminadas usando um secador de cabelo!
“i” foi totalmente manufaturado. É portador de uma beleza onde já não se torna suficiente só olhar, é preciso ter tempo para ver. A beleza e a pressa são antagónicos e esta impede que se desfrute daquela, porque há uma importante auto-jornada para encontrar e apreciar o que está mais escondido.