Alô: dicas para o sucesso de uma secretária II

Originally posted 2014-02-23 19:50:48.

secretariadoO TELEFONE, INSTRUMENTO DE IMAGEM

A pedido de várias famílias e depois de uma curta busca, aqui ficam mais umas dicas para secretárias(os) que querem fazer carreira no apoio às empresas. O tema é o atendimento telefónico. Clicando na imagem ao lado podem aceder a um outro artigo sobre secretariado. Divirtam-se!

A comunicação telefónica é, muitas vezes, o primeiro contacto que se tem com uma empresa. A primeira impressão é duradoura e por isso se deve dar muita atenção ao modo como se atende o telefone.

Diz-se que a voz ao telefone deve ser tão atraente que apenas por ouvi-la desejemos conhecer quem fala. A voz, a entoação, a forma de atender o telefone revelam-nos mais do que parece sobre a pessoa que está por detrás do aparelho: a sua educação, o seu trato, a sua afabilidade, a sua eficiência…

Convém não esquecer que a voz não transmite apenas factos, mas também atitudes como cortesia, interesse e encorajamento, desinteresse, agressividade e insegurança.

Se queremos fazer fracassar uma empresa e afugentar possíveis clientes ou sócios e amigos, nada mais fácil que procurar uma telefonista ineficiente ou mal-educada!

À telefonista não custa nada atender a chamada com um «Bons dias, Pereira & Companhia», em lugar de um «Está» mal humorado.

Há muitas empresas que têm dois ou três números de telefone, mas uma só telefonista. Com demasiada frequência a telefonista diz-nos «um momento» e passa a atender outra chamada. Acontece esquecer-se de nós durante imenso tempo, sem ter a atenção de repetir amavelmente, de vez em quando, «um momento, por favor».

E que dizer das telefonistas que dizem «vou ligar» e nos deixam eternamente à espera que a extensão atenda, sem se preocuparem em averiguar se estamos realmente em comunicação?

Acontece, também, por vezes, a telefonista perguntar quem fala e depois dizer que a pessoa com quem queremos falar não está ou não pode atender porque está muito ocupado. Em primeiro lugar deveria dizer que a pessoa não pode atender ou que não está, e depois perguntar o nome, a empresa, a mensagem e o telefone.

Se atender uma chamada e não quiser identificar-se pode dizer apenas o nome da empresa. Mas insista sempre para saber o nome do interlocutor e use-o ao longo da conversa para tornar mais pessoal a comunicação.

Deve falar de modo calmo e num tom um pouco abaixo do normal visto que o telefone distorce a voz. Nunca levante a voz.

Sorria. Ainda que não se aperceba, a sua voz altera-se de facto se estiver a sorrir. Por isso, se estiver irritado ou mal disposto, experimente afivelar um sorriso antes de dizer «Está lá?».

Se se tratar de uma queixa, não comece logo a defender-se. Ouça até ao fim. Repita o que ouviu para mostrar que percebeu e que está interessado na resolução do problema. A melhor maneira de desarmar uma pessoa que está irritada com a sua empresa (ou consigo) é começar por se solidarizar com ela e mostrar vontade de resolver o assunto. Se disser com voz calma «Estou a tomar nota de tudo o que acaba de me dizer e vou tentar resolver este problema já. Deixe-me o seu contacto para que lhe possa dar conta do que apurei, logo que possível», a pessoa ficará bem impressionada consigo e com a sua empresa.

Tente reconhecer vozes de clientes habituais. Toda a gente gosta de ser re¬conhecido e tratado com mais deferência ou intimidade, mas sem exageros.

Deve tomar nota das mensagens e transmiti-Ias. Se, depois de escutar a pessoa em linha, chegar à conclusão de que o assunto não lhe diz respeito e, se não for possível passar a chamada, diga que vai tentar localizar a pessoa mais indicada para resolver aquele assunto e transmitir-lhe o recado. Pergunte se prefere esperar ou que lhe ligue logo que possível. Mesmo que o telefonema não seja para si, se atendeu a chamada, deve oferecer-se para tomar nota do assunto e garantir que vai entregar a mensagem logo que possível.

Deve saber dar informações. Se conseguir informar; faça-o – mas sem ultrapassar competências. Se não for conveniente dizer «sim» nem «não», deve utilizar a frase «pois, real¬mente não sei responder…». Não se deve tapar o bocal com a mão, nem transmitir a sua opinião pessoal sobre o assunto.
Deve encaminhar assuntos. Uma solução é solicitar o envio de um memorando pelo correio (ou por fax). Se vir que o assunto pode ser resolvido por outra pessoa, indique esse caminho, com tacto e delicadeza. Nunca diga que o assunto não interessa à empresa, mesmo que saiba que assim é. Convém certificar-se de que foi dado seguimento ao assunto pela pessoa a quem transmitiu a mensagem para que não voltem a ligar, queixando-se de nada ter sido feito.

Não faça um longo silêncio durante a conversação telefónica para que o seu interlocutor não pense que pousou o telefone em cima da mesa. Se numa conversa cara a cara é aceitável responder assentindo com a cabeça, ao telefone é fundamental ir dizendo «claro, pois, sim, tem razão».

Se tiver de atender outro telefonema, peça licença à pessoa com quem está a falar para o fazer e não se demore muito a atender a nova chama¬da. Comece logo por dizer «Estava com o telefonema na outra linha, por isso, se não se importa, diga-me onde está que eu ligo-lhe já».

In http://www.estv.ipv.pt/paginaspessoais/cseabra/tecnicas-secretariado.htm (vale a pena consultar)

23 thoughts on “Alô: dicas para o sucesso de uma secretária II

  1. Boa Tarde!
    Muito importante todas as dicas e sugestões oferecidas.

    Trabalho numa Clínica como administradora e gostaria também de me tornar palestrante nesse assunto em congressos de médicos.
    Poderia me ajudar ? Você teria uma palestra voltada para secretárias de clínica médica?
    Aguardo retorno.
    Agradeço desde já.
    Regina Gomes

  2. Bom dia, adorei as dicas, quero melhorar minhas táticas, quando puder voltarei aqui para ver mais dicas Obrigada, e sucesso!

  3. amei as dicas estava mesmo a precisar de um exemplar para aprofundar os meus conhecimento sobre como secretariar com profissionalidade….obrigada

  4. Olá,

    Boa tarde, Arlindo adorei as dicas de uma excelente secretária,estou seguindo todas elas para obter sucesso.

    Beijossss.

  5. Ola,,boa tarde Arlindo,,sou telefonista e recepcionista estou com dificuldade em relação a um colega de trabalho..na qual qdo passo alguma ligação ..a própria sempre diz..ahh não é para tal departamento..sendo que ja perguntei e o cliente disse que é com a mesma..o que devo fazer,como agir com esse colega de trabalho.sem mais .obrigado

  6. Olá, adorei as dicas, sou secretaria de um jornal, amo meu emprego. Gostaria de algumas dicas a mais, pois minhã voz no telefone parece com a voz de uma criança, como posso mudar isso??? Obrigada, e sucesso em sua vida.

  7. boa tarde amei as dicas so tenho uma pergunta gostaria de saber se posso passar a ligação direto pra pessoa?

  8. Gostei muito das dicas.
    gostaria de fazer uma pergunta:
    Sou secretaria numa pequena construtora, faço o gerenciamento financeiro das obras e toda rotina de escritório, adoro o que faço. Sou muito extrovertida e gostaria de saber se é errado eu mostrar como sou realmente, as vezes me reprimo pra não ridicularizar. Não gosto muito de formalidades, sou educada , simpatica, mas como devo me portar realmente no telefone e no e-mail com os clientes e colaboradores da empresa. quero poder ser eu mesma mas sem sair do profissional.
    Obrigada, aguardo uma resposta.

    1. Olá Jucilen!
      Você já deu a resposta na pergunta: ser você mesma, mas sem sair do profissional. Manter uma postura profissional é essencial. Isso não impede que sejamos simpáticos e divertidos, desde que não sejamos inconvenientes.
      bjs

  9. Boa noite Arlindo Pinto
    adorei as dicas que encontrei no site.
    já imprimir tudinho e vou ler com bastante atenção, para por em pratica no meu trabalho novo como secretaria.

    parabáns pela inteligencia seu trabalho e de ter postado na net para que outros também siguem a risca do sucesso.

    juliana de campos dos goytacazes
    muito prazer…

  10. Agradeço por essas dicas, porque foi de total relevância ao meu enriquecimento profissional.
    Rio Verde-GO

  11. olá!
    belo tema, pois mais uma vez me ajudastes, pois tinha um trabalho a fazer com as telemunicações, e aqui está o tema de que precisava, como vez nada é por acaso.
    continua força amigo
    um abraço
    JF

Comments are closed.